Iraque, irá, Siria… uma disputa econômica: Entenda o porque.


O Oriente Médio, conhecido também de Ásia Ocidental, é uma porção do continente asiático que ocupa uma área de 7.200.000 km2. Foi justamente nesse subcontinente que emergiu as civilizações precursoras da humanidade, mais precisamente no território onde se encontra hoje o Iraque, antes chamado de Mesopotâmia, lugar onde surgiram as primeiras cidades que se tem registro (há cerca de 5 mil anos).

O Oriente Médio é composto por 15 países, são eles: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia. Somando as populações dos respectivos países citados o total são 260 milhões de habitantes.
Essa porção da Ásia é o berço das três maiores religiões monoteístas do mundo, nesta região surgiram o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. O islã ou islamismo é a religião que predomina na maioria dos países do Oriente Médio.
O Oriente Médio atrai os olhos do mundo por dois motivos principais: por ser uma área de instabilidade política e à imensa riqueza que se está abrigada em seu subsolo: o petróleo, elemento que aguça o interesse das grandes nações européias, além dos Estados Unidos e Japão. A maior reserva de petróleo do mundo está nessa região da Ásia, por isso as grandes nações mundiais frequentemente interferem no cenário geopolítico do Oriente Médio.

Sobre joaoantoniofilho

João Antonio da Silva Filho é Mestre em Filosofia do Direito pala PUC - SP. É autor dos livros "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", "A Era do Direito Positivo" e "O Sujeito Oculto do Crime - Reflexões Sobre a Teoria do Dominio do Fato", publicados pela editora Verbatin. Advogado, foi vereador da capital por três mandatos consecutivos e deputado estadual por São Paulo. João Antonio nasceu em São João do Paraiso - norte de Minas Gerais. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do municipio de São Paulo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s