Conheça a história de Guernica – uma obra do genial Picasso – uma crítica ao fascismo.

Guernica é uma obra do pintor espanhol e cubista Pablo Picasso

. Ela retrata o bombardeio à cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Trata-se de uma das obras mais emblemáticas do artista e foi produzida em 1937. Atualmente, a tela está em exposição no “Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia”, em Madrid, na Espanha.

Guernica é um óleo sobre tela de 351 x 782,5 cm. Está localizado no Museu de Reina Sofia, Madri, Espanha

A obra carrega uma forte crítica ao fascismo alemão e foi criada para a Exposição Internacional de Paris. Isso porque na altura do ocorrido, Pablo Picasso estava vivendo na França.

O artista já estava trabalhando em outra obra para expor no evento. Entretanto, o ataque à Guernica lhe afetou tanto, que ele decidiu mudar de ideia, e assim, surgiu uma das mais icônicas obras da história da arte mundial.


Ruínas na cidade de Guernica após o bombardeio

Com características notadamente cubistas (perceptível pelas formas geométricas utilizadas), a atmosfera criada pelo artista denota os horrores da guerra e suas terríveis consequências.

Nas figuras presentes, podemos notar o desespero e os gritos de horror. No chão, há um soldado morto e ao seu lado uma mulher com uma perna ferida.

Na esquerda do quadro, uma mulher grita e chora a morte de seu bebê. E, do outro lado, outra mulher é exibida em meio às chamas.

Além de pessoas, podemos ver construções e alguns animais (touro e cavalo), ambos símbolos da cultura espanhola.

Leia mais acesse: https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/guernica-de-pablo-picasso/amp/

Matéria de Laura Aidar

Arte-educadora e pesquisadora. Publicada originalmente no portal https://www.todamateria.com.br:

Sobre joaoantoniofilho

João Antonio da Silva Filho é Mestre em Filosofia do Direito pala PUC - SP. É autor dos livros "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", "A Era do Direito Positivo" e "O Sujeito Oculto do Crime - Reflexões Sobre a Teoria do Dominio do Fato", publicados pela editora Verbatin. Advogado, foi vereador da capital por três mandatos consecutivos e deputado estadual por São Paulo. João Antonio nasceu em São João do Paraiso - norte de Minas Gerais. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do municipio de São Paulo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.