Dado de um ano marcado pela guerra comercial é divulgado apenas dois dias depois de China e EUA terem assinado a primeira fase do acordo
Do portal El País Brasil:
Com 2019 já nos livros de história, a China divulgou seus dados de crescimento econômico. O PIB avançou 6,1% no ano passado, a taxa mais baixa em 29 anos, o que atesta tanto a progressiva desaceleração do gigante asiático quanto a velocidade vertiginosa nas últimas décadas. 2019 foi o ano menos dinâmico desde 1990, quando a instabilidade política e social posterior ao massacre de Tiananmen reduziu o crescimento para 3,9%. O episódio, ocorrido em maio de 1989, também afetou o crescimento do ano anterior (4,2%).
Desconsiderando ambos os resultados, para encontrar um número inferior ao publicado nesta sexta-feira temos de retroceder 38 anos, a 1981, quando o PIB avançou 5,1% Os dados do quarto trimestre, publicados nesta sexta-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas, eram a peça que faltava para completar o quadro do ano. Entre outubro e dezembro a economia chinesa cresceu 6%, a mesma taxa que no terceiro trimestre, o que é uma repetição do menor resultado desde que em 1992 as autoridades chinesas começaram a tornar pública a evolução trimestral. Não é necessário recuar muito para encontrar o mínimo anterior: corresponde ao segundo semestre de 2019, quando a atividade subiu 6,2%.
Apesar de representar outro degrau descendente na série histórica, os dados de 2019 cumpriram as previsões do Governo, que havia estabelecido suas ambições entre 6,5% e 6%. Assim, a China continua no caminho que lhe permitirá atingir o objetivo de dobrar de tamanho em 2020 em comparação com uma década atrás. Os dados também estão alinhados com as previsões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.
Leia mais, acesse: https://brasil.elpais.com/economia/2020-01-18/china-cresce-61-em-2019-a-menor-taxa-em-29-anos.html
Meu comentário: A China perde fôlego, mas continua com um crescimento de fazer inveja a outras nações. A combinação “estabilidade” política, mão de obra abundante e barata e investimento em ciencia e tecnologia tem mantido o crescimento chinês. Qual o pais ocidental que mantém um crescimento econômico constante de 6,5%?
Enquanto isso a economia brasileira segue patinando. Aqui se comemoram apenas a expectativa de retomada do crescimento. Nada mais.