Quem foi Frida Kahlo?

Frida Kahlo foi uma pintora mexicanaque viveu de 1907 a 1954, atualmente sua obra e imagem estão mais do que nunca sendo discutidas, principalmente pela ascensão do movimento feminista.

Frida representa uma mulher fora do contexto em que viveu, dada a sua ousadia e a tradução de sua tristeza nas obras dela, que hoje é fonte de inspiração e referência para diversas pessoas.

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón nasceu no México, na cidade de Coyoacán, seu pai era alemão e sua mãe espanhola, tiveram 4 filhas, sendo Frida a terceira.

Frida sempre teve a saúde comprometida, ainda criança lutou contra a poliomielite e aos 18 anos sofreu um acidente de ônibus, além das tantas internações e cirurgias a que fora submetida.

Contrário a muitos artistas Frida começou a pintar quando adulta, logo após sofrer o grave acidente e ficar durante anos presa a uma cama. Ainda em sua adolescência ela começa a ter uma opinião política marcante, com vertente comunista, fato o qual pode ser atribuído a sua influência familiar.

Em 1928 Frida oficialmente se filiou ao Partido Comunista Mexicano, onde conheceu Diego Rivera (renomado artista mexicano), com quem se casou no ano de 1929, e talvez por influencia dele começou a ampliar a paleta de cores e suas obras começaram a ter maior notoriedade. O relacionamento foi bastante conturbado e repleto de traições, de ambas as partes, ela era bissexual.

Em 1939 Frida e Rivera se separaram porque Frida descobre que o marido mantinha um caso com sua irmã mais nova, Cristina Kahlo. Existem historiadores que consideram que como uma forma de vingança, Frida se relacionou com o grande amigo de Rivera, o marxista Leon Trotsk, Leon havia se escondido com sua esposa na residência do casal durante a perseguição ao mesmo.

Apesar de ter engravidado algumas vezes, ela nunca teve filhos, pois o desenvolvimento do feto era comprometido pelas diversas sequelas do acidente que sofrera, após um ano separada de Rivera, os dois se reencontram e casam-se novamente, o relacionamento foi tão conturbado quanto o primeiro.

Leia mais: https://www.google.com/amp/s/biografiaresumida.com.br/biografia-frida-kahlo/amp/

Sobre joaoantoniofilho

João Antonio da Silva Filho é Mestre em Filosofia do Direito pala PUC - SP. É autor dos livros "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", "A Era do Direito Positivo" e "O Sujeito Oculto do Crime - Reflexões Sobre a Teoria do Dominio do Fato", publicados pela editora Verbatin. Advogado, foi vereador da capital por três mandatos consecutivos e deputado estadual por São Paulo. João Antonio nasceu em São João do Paraiso - norte de Minas Gerais. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do municipio de São Paulo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.