Banda de Pífanos Dois Irmãos

Banda de pífanos.

A banda é formada por João Alfredo Marcos dos Santos, o João do Pife no primeiro pífano, Severino Alfredo dos Santos, no segundo pífano, Manoel Antônio da Silva no tarol, José Feliciano Rodrigues Filho nos pratos, Sebastião Feliciano Rodrigues na zabumba e Jesson Rodrigues de Moura no surdo, naturais da cidade de Caruaru, PE.

Anteriormente chamada de “Terno de zabumba”, a banda foi fundada em 1928 por Alfredo Marques dos Santos. Em 1980, passou a ser dirigida por seus filhos João Alfredo, o João do Pife, nascido em 1942, e Severino. Adotou, então, o nome de Banda de Pífanos Dois Irmãos. Os irmãos começaram a tocar ainda crianças, acompanhando o pai em procissões dos pagadores de promessas. Nessas ocasiões, tocavam marchinhas, valsas e rezas.

É atração tradicional da Feira de Caruaru, onde João do Pife, que também se dedica à atividade de construção civil, vende artesanato e pífanos por ele produzidos.

Em julho de 1997, a Banda de Pífanos Dois Irmãos, apresentou-se com o instrumentista Zé da Flauta no Central Park, em Nova York. No ano seguinte, apresentou-se durante a programação especial de Semana Santa em C aruaru.

Em 1999, a banda foi atração do bloco “Espeín Pá Barbiá”, que desfilou nas ruas de Olinda durante o carnaval, tocando o frevo pernambucano ao som de pífanos.

Leia mais: http://dicionariompb.com.br/banda-de-pifanos-dois-irmaos/dados-artisticos

Sobre joaoantoniofilho

João Antonio da Silva Filho é Mestre em Filosofia do Direito pala PUC - SP. É autor dos livros "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", "A Era do Direito Positivo" e "O Sujeito Oculto do Crime - Reflexões Sobre a Teoria do Dominio do Fato", publicados pela editora Verbatin. Advogado, foi vereador da capital por três mandatos consecutivos e deputado estadual por São Paulo. João Antonio nasceu em São João do Paraiso - norte de Minas Gerais. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do municipio de São Paulo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.