Lu KAZ lança mais um vídeo – Basquiatz

QUEM FOI JEAN-MICHEL BASQUIAT?

Nasceu em 22 de dezembro de 1960, no Brooklyn, Nova York. Seu pai, Gérard, nasceu em Porto Príncipe, Haiti e sua mãe Matilde, era uma nova-iorquina de origem porto-riquenha. Nesta casa multicultural, Basquiat falava espanhol, francês e inglês já aos 11 anos.

A mãe de Basquiat induziu o amor pela arte em seu filho desde cedo, levando-o para museus de arte em Manhattan e matriculando-o como um membro júnior do Brooklyn Museum of Art, seu museu favorito.

Na primavera de 2018, este mesmo museu sediou a “One Basquiat”, uma exposição dedicada exclusivamente ao artista onde foi exposta a obra Untitled (1982), comprada pelo colecionador japonês Yusaku Maezawa por US $110,5 milhões, o maior valor já pago por um artista americano em leilão até a época.

Jean-Michel Basquiat em seu estúdio Great Jones Street, Nova York, 1987

Aos oito anos, Jean-Michel foi atropelado por um carro enquanto brincava na rua, o que resultou em um braço quebrado e graves lesões internas. Enquanto ele estava se recuperando, sua mãe lhe trouxe uma cópia do livro Gray’s Anatomy.

Os desenhos anatômicos detalhados do livro foram uma revelação para o jovem artista. Anos depois, Basquiat nomeou sua banda de “Noise rock” em homenagem a essa influência inicial.

Juntamente com Julian Schnabel, Kenny Scarf e Francesco Clemente, Basquiat foi considerado uma das principais figuras do neo-expressionismo.

Em 1996, o colega neo-expressionista Schnabel dirigiu um filme biográfico da vida tumultuada do artista com Jeffrey Wright, estrelando como Basquiat e David Bowie como Warhol.

O artista morreu de overdose acidental de drogas em 12 de agosto de 1988, no seu estúdio na Great Jones Street. Ele tinha 27 anos.

Nos meses que antecederam sua morte, o artista conturbado afirmou estar usando cem sacos de heroína por dia. O curador e galerista Jeffrey Deitch fez um elogio durante seu enterro no Cemitério Green-Wood, no Brooklyn.

Leia mais sobre o artista: https://www.google.com/amp/s/arteref.com/gente-de-arte/20-fatos-sobre-jean-michel-basquiat-que-voce-precisa-saber/amp/

Sobre joaoantoniofilho

João Antonio da Silva Filho é Mestre em Filosofia do Direito pala PUC - SP. É autor dos livros "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", "A Era do Direito Positivo" e "O Sujeito Oculto do Crime - Reflexões Sobre a Teoria do Dominio do Fato", publicados pela editora Verbatin. Advogado, foi vereador da capital por três mandatos consecutivos e deputado estadual por São Paulo. João Antonio nasceu em São João do Paraiso - norte de Minas Gerais. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do municipio de São Paulo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s