Conheça a história de Bella Ciao, música símbolo da resistência antifascista italiana

Bella Ciao” é mais uma daquelas canções de autoria popular que, por serem cantadas sempre em grupos em lugares onde os registros formais não existiam, perde-se a noção de quem um dia compôs a obra.

Alguns relatos indicam que sua primeira versão é conhecida como um canto que trabalhadoras rurais do norte da Itália (em geral provenientes da Emilia Romagna e de Vêneto) entoavam nas plantações de arroz no final do século XIX.

A letra em questão falava do sofrimento dessas mulheres em suas condições de trabalho, de moradia e sobrevivência naqueles tempos.

A sua interpretação mais conhecida, no entanto, é a que foi usada como símbolo da Resistência Italiana (ou partigiana) contra o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial.

O movimento partigiano lutava em guerrilhas contra a ocupação da Itália pela Alemanha Nazista e também contra o poder do ditador Benito Mussolini.

Nesta versão da letra, “Bella Ciao” homenageia os soldados resistentes e a sua luta contra o fascismo.

A popularidade dessa canção voltou na metade do século XX com os festivais da juventude comunista que aconteceriam em vários lugares da Europa, e então acabou difundindo-se em manifestações operárias e estudantis do final da década de 60.

A primeira gravação de “Bella Ciao” é da cantora italiana Giovanna Daffini:

Antes da canção voltar à pauta popular devido à série La Casa de Papel da Netflix, “Bella Ciao” foi gravada por vários artistas em diversos lugares do mundo e em muitas línguas e interpretações, entre os mais populares.

Sobre joaoantoniofilho

João Antonio da Silva Filho é Mestre em Filosofia do Direito pala PUC - SP. É autor dos livros "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", "A Era do Direito Positivo" e "O Sujeito Oculto do Crime - Reflexões Sobre a Teoria do Dominio do Fato", publicados pela editora Verbatin. Advogado, foi vereador da capital por três mandatos consecutivos e deputado estadual por São Paulo. João Antonio nasceu em São João do Paraiso - norte de Minas Gerais. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do municipio de São Paulo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s