História e curiosidades do Convento da Panha em Vila Velha no Espírito Santo – Brasil

Hoje, nós vamos conhecer o Convento da Penha. Que é um dos principais cartões postais do município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo. Mas, além de ser um super atrativo turístico, o Convento da Penha é um lugar que reserva belas histórias, muitas curiosidades e lendas impressionantes. Isso sem contar que, o Convento da Penha foi fundado em 1558 e fica em um lugar nada convencional, no alto de um morro de 154m, no bairro da Prainha, cercado pelo verde exuberante da Mata Atlântica. E, apesar de estar bem no alto, o cenário envolve fé e muita, muita devoção, além, é claro, de possuir uma paisagem encantadora e de muita paz, o que faz com que o monumento receba milhares de visitantes todos os anos. São turistas e fiéis de diversas partes do Brasil e do mundo, que buscam conhecer um pouquinho da história do Santuário dedicado a Nossa Senhora da Penha (Padroeira do Estado) e pessoas que vão até o Convento da Penha para pagar promessas subindo a escadaria de joelhos, que possui cerca de 365 degraus.

Mas, se você pensa que indo ao Convento da Penha, você só terá as belezas do mesmo para apreciar.. está muito enganado. Pois, de lá, além de ter uma vista fantástica, é possível ver a Terceira Ponte, o 38° Batalhão de Infantaria logo abaixo, o Morro do Moreno passando pela Praia da Costa e grande parte da Vila Velha, Prainha, Baía de Vitória, o Mestre Álvaro – Serra e muito mais. Sendo assim, não deixe de forma alguma a sua câmera ou o seu celular em casa. Já que há lugares impressionantes que os teus olhos terão o privilégio de ver e que precisam ser registrados.

Frei Pedro Palácios: História do Convento da Penha

O Convento da Penha teve origem a partir das mãos do espanhol Frei Pedro Palácios, que em seus sonhos visualizou uma igreja no alto de um morro com duas palmeiras na recém-descoberta América. O frei, que desembarcou ao Brasil para trazer um pouco de devoção a nossa terra. Após passar uma temporada em Salvador, Pedro Palácios navegou pelo maravilhoso litoral brasileiro até aportar, em 1558, no sítio histórico da Prainha. Logo após chegar à cidade mais antiga do Estado do Espírito Santo, o frei visualizou o morro que estava em seus sonhos e pôde observar que ali era o lugar ideal para construir a igreja que havia sonhado. Já que, assim como no sonho, a igreja estava no alto de um morro.

Curiosidades e lendas do Convento da Penha

Histórias e lendas rodeiam o Convento da Penha, sabia? Inclusive, uma delas é o surgimento de uma fonte no início das obras da igreja. Na qual foi batizada como fonte de Nossa Senhora e possibilitou a realização das obras, mas, misteriosamente, depois que as obras se encerraram, a fonte secou. Mas esta não é a única curiosidade, viu?! Pois, falam-se também, da procissão marítima que ocorreu no ano de 1769, época em que a seca castigava a região.. Segundo a lenda, durante o período terrível de seca, as matas do morro seguiam verdes e viçosas, enquanto o restante não possuía uma folha verde sequer. Porém, logo após a abençoada procissão, finalmente a chuva caiu.

A curiosidade foi retratada em uma das telas do pintor Benedito Calixto, que se encontra nas paredes do santuário.

Fonte: https://www.temporadalivre.com/blog

Sobre joaoantoniofilho

João Antonio da Silva Filho é Mestre em Filosofia do Direito pala PUC - SP. É autor dos livros "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", "A Era do Direito Positivo" e "O Sujeito Oculto do Crime - Reflexões Sobre a Teoria do Dominio do Fato", publicados pela editora Verbatin. Advogado, foi vereador da capital por três mandatos consecutivos e deputado estadual por São Paulo. João Antonio nasceu em São João do Paraiso - norte de Minas Gerais. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do municipio de São Paulo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para História e curiosidades do Convento da Panha em Vila Velha no Espírito Santo – Brasil

  1. Ivone aparecida mar da costa disse:

    Muito lindo eu já fui ❤️

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s