Pietá (piedade em português): a única obra que Michelangelo assinou

O artista nunca assinava seus trabalhos porque parecia um gesto arrogante e pretensioso, e todos reconheceram suas obras apenas em vê-las. No entanto, a única que assinou foi “A Pietá”, uma vez que sua escultura foi atribuída a outro artista, e duvidavam de sua autoria devido à sua precocidade. Por esta razão, ele gravou seu nome com um cinzel na fita que cruza o peito da escultura.

A Pietà exibe um trabalho técnico, preciso e excelente de escultura em mármore. O drapeado das vestimentas de Maria, a composição, os músculos relaxados de Cristo, as expressões das personagens, todos esses elementos contribuem para que a obra tenha força, beleza e serenidade ao mesmo tempo.

O obra está exposta na basílica de São Pedro na primeira capela da alameda do lado direito. Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore.

Sobre joaoantoniofilho

João Antonio da Silva Filho é Mestre em Filosofia do Direito pala PUC - SP. É autor dos livros "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", "A Era do Direito Positivo" e "O Sujeito Oculto do Crime - Reflexões Sobre a Teoria do Dominio do Fato", publicados pela editora Verbatin. Advogado, foi vereador da capital por três mandatos consecutivos e deputado estadual por São Paulo. João Antonio nasceu em São João do Paraiso - norte de Minas Gerais. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do municipio de São Paulo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s