Curiosidades sobre o beija-flor

beija-flor na voando na flor

Uma das espécies de pássaros mais famosas no Brasil, o beija-flor chama a atenção por seu corpo delicado, bico alongado e jeito de voar. Mas o quanto você realmente sabe sobre esse pássaro de muitos encantos? É hora de testar seus conhecimentos sobre ele com esta lista de curiosidades sobre o beija-flor

beija-flor voando e batendo asas

O beija-flor é uma ave das Américas

Da família dos troquilídeos, o beija-flor é originário das Américas. No nosso continente, o habitat do beija-flor pode ser o Alasca, nos Estados Unidos, até a Terra do Fogo, na nossa vizinha Argentina. 

Ao todo, são mais de 320 espécies, sendo que a maior parte delas vive em climas tropicais e subtropicais, em especial no Brasil e no Equador.

Ele tem diversos nomes curiosos de acordo com a espécie

Você já ouviu falar em “colibri”? E em “guainumbi”? Apesar de pouco usados pela maioria das pessoas no dia a dia, esses termos indígenas relativamente familiares também servem para designar algumas espécies de beija-flor

Outros nomes comuns para falar do beija-flor são “cuitelo” (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), “pica-flor”, “chupa-flor” e “ariramba”.

O brilho das penas do beija-flor não vem da pigmentação

Um dos elementos de maior beleza no beija-flor são suas cores cintilantes. Ao contrário do que muitos imaginam, essas cores não vêm da pigmentação das penas. Na verdade, elas são resultado de um fenômeno conhecido como iridescência. 

Tal fenômeno acontece quando as cores do arco-íris são refletidas em uma superfície. Não à toa, fatores como nível de iluminação, umidade, ângulo de visão e desgastes podem alterar as cores de um beija-flor.

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/

Sobre joaoantoniofilho

João Antonio da Silva Filho é Mestre em Filosofia do Direito pala PUC - SP. É autor dos livros "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", "A Era do Direito Positivo" e "O Sujeito Oculto do Crime - Reflexões Sobre a Teoria do Dominio do Fato", publicados pela editora Verbatin. Advogado, foi vereador da capital por três mandatos consecutivos e deputado estadual por São Paulo. João Antonio nasceu em São João do Paraiso - norte de Minas Gerais. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do municipio de São Paulo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Curiosidades sobre o beija-flor

  1. SEBASTIAO G NASCIMENTO disse:

    Coisa linda de se ver é um beija-flor. No sertão da Bahia chamamos de BIZUNGA.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s