Retirantes (1944) – tela mais famosa de Portinari retratando uma família pobre, anônima, composta por vítimas da seca no nordeste brasileiro.

Quadro Retirantes (1944)

A tela mais famosa de Portinari retrata uma família pobre, anônima, composta por vítimas da seca no nordeste brasileiro. O próprio nome escolhido para o quadro – Retirantes – denuncia a condição e fala do anonimato de uma família que representa tantas outras.

Os personagens encontram-se em pele e osso, escurecidos pelo sol, frágeis, vítimas da aridez nordestina. Um dos meninos mais novos apresenta a barriga distendida provocada pelos vermes (chamada também de barriga d’água).

Há um clima fúnebre na imagem ressaltado pelos tons utilizados (cinza, marrom e preto). No chão observamos carcaças, uma paisagem desértica, sem vegetação, com urubus sobrevoando ao fundo que parecem esperar pela morte da família.

retrato da miséria foi pintado por Portinari em Petrópolis e eterniza aqueles que vivem em condições sub-humanas e precisam emigrar para conseguirem sobreviver.

A tela, que está em exibição no MASP, foi pintada a óleo e mede 190 por 180 cm.

Se quiser uma análise aprofundada da obra mais famosa de Portinari recomendamos o artigo Quadro Retirantes, de Candido Portinari.

SOBRE CANDIDO PORTINARI

Candido Portinari (1903-1962) foi um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos.

O artista, modernista, recebeu uma série de prêmios nacionais e internacionais e retratou, como ninguém, muito da dura realidade brasileira eternizando imagens como as presentes em Retirantes e Guerra e paz.

Fonte site Cultura Genial. Acesse: https://www.google.com

Sobre joaoantoniofilho

João Antonio da Silva Filho é Mestre em Filosofia do Direito pala PUC - SP. É autor dos livros "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", "A Era do Direito Positivo" e "O Sujeito Oculto do Crime - Reflexões Sobre a Teoria do Dominio do Fato", publicados pela editora Verbatin. Advogado, foi vereador da capital por três mandatos consecutivos e deputado estadual por São Paulo. João Antonio nasceu em São João do Paraiso - norte de Minas Gerais. Atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do municipio de São Paulo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s